RESERVA DA FAIA BRAVA

A Reserva da Faia Brava é a primeira área protegida privada em Portugal. Foi criada pela Associação Transumância e Natureza, que nasce de uma parceria luso-neerlandesa com a TNF-Transumance and Nature Foundation. A Faia Brava estende-se ao longo do curso do rio Côa, que corre aqui entre escarpas de granito onde nidificam aves rupícolas. São 800 hectares integralmente dedicados à conservação da natureza destacando-se o estatuto de Important Bird Area (IBA), atribuído pela BirdLife International.
Observação de aves, passeios pedestres, refeições inesperadas em plena natureza, são algumas das experiências possíveis a fazer na Reserva da Faia Brava.
 

PARQUE NATURAL DOURO INTERNACIONAL

Os vales dos rios Douro e Águeda, que marcam a fronteira natural entre Portugal e Espanha, possuem características únicas em termos geológicos e climáticos, condicionando a fauna, a flora e a atividade humana. As vertentes de acentuado declive, as arribas, são espaços privilegiados para as aves rupícolas e a vegetação é caraterizada pela presença de vários endemismos, numa assinalável diversidade de espécies. Na área meridional do Parque Natural destacam-se dois trilhos: o de Santo André, onde de se passa por um miradouro com uma vista impressionante e que dá nome ao percurso, e a Calçada de Alpajares, que integrava uma via romana.
 

VIVER O CAMPO

Caminhar pelo vale do Côa na companhia do Sr. José Monteiro e do seu rebanho é uma experiência inesquecível. Descobrimos de perto e por dentro esta paisagem, seguindo o gado comandado pelo pastor que conhece o território como a palma da sua mão. O ofício está na família há muitas gerações, como nos diz o Sr. José que “cresceu e viveu nestas fragas”.